quarta-feira, 25 de março de 2009

Nutrição e Exercício Físico

Artur Monteiro e Carlos Ferrari

A busca pelo corpo perfeito depende de uma prescrição correta do treinamento e orientação de uma alimentação adequada. Para o aumento da massa muscular além do treinamento, a nutrição tem um papel importante, pois sem este controle os resultados dificilmente serão alcançados. Como melhorar minha recuperação através da alimentação e conseqüentemente meus resultados estéticos? Segue então as perguntas mais frequentes sobre a Nutrição e Exercício Físico.

Pergunta: Para aumentar a massa muscular (hipertrofia) a recuperação é importante?

Resposta: A recuperação é tão importante quanto o treinamento. O treinamento para hipertrofia tem como objetivo catabolizar, ou seja, depletar as proteínas musculares os estoques de combustível (glicogênio muscular). Portanto recomenda-se após um treinamento intenso aproximadamente 24 a 48hs de descanso. Além disso a alimentação deve ser controlada para repor os estoques de glicogênio e também reconstruir as proteínas musculares.

Pergunta: Para o aumento da massa muscular quais as recomendações sobre as necessidades nutricionais?

Resposta: Segundo o “Colégio Americano de Medicina Esportiva”, para ganhar massa muscular é necessário ingerir 1,5-1,6 gramas de proteínas para cada Kg de peso corporal e 8 a 9 gramas de carboidratos para cada Kg de peso corporal diariamente. Exemplo: um indivíduo com 70 kg deveria ingerir 105 a 112 gramas e proteína e 560 a 630 gramas de carboidratos diariamente.

Pergunta: É recomendado alimentar-se após o treinamento visando a hipertrofia muscular?

Resposta: Para recuperar os músculos e favorecer a hipertrofia, não deixe de se alimentar com proteínas e carboidratos de 15 a 30 minutos após a malhação (pode ser uma vitamina caprichada e um sanduíche leve, um iogurte e uma fruta ou mesmo um suco de fruta e um sanduíche leve). Estas medidas podem diminuir os danos musculares provocados pelo treinamento físico. No entanto duas horas depois do lanche pós-malhação faça uma refeição completa;

Dicas:

  • Estas recomendações podem ajudar na obtenção de seus resultados,
  • Conforme suas necessidades procure um profissional da nutrição para a elaboração de uma dieta,
  • Consulte também um profissional de educação física para orientação dos exercícios assim como dos seus respectivos tempos de recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário